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ISO 9001: A certificação de qualidade que faz toda diferença para os clientes!

Descubra os benefícios para o seu negócio de contratar uma empresa certificada.


Provavelmente você já viu ou ouviu falar nas certificações ISO, afinal elas estão presentes em embalagens de produtos, anúncios na tv, propagandas na internet e outras diversas ações de Marketing.


Mas você já se perguntou por que as certificações ISO são tão valorizadas? Ou o porquê delas serem tão importantes para os consumidores?


É justamente sobre isso que iremos falar!


Saiba o que é a ISO e sua certificação, conheça a ISO 9001, quais seus objetivos, benefícios e porque faz toda diferença contratar uma empresa com essa certificação.

O que é a ISO?


A ISO é uma organização de padronização e normatização, seu nome é uma sigla para International Organization for Standardization, traduzindo para o português Organização Internacional para Padronização.


Ela foi criada em 1947, e tem sua sede em Genebra, na Suíça, com a intenção de criar normas que fossem padrões para organizações de todos os países.


Atualmente a ISO possui membros em aproximadamente 170 países, e no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


As normas ISO são uma série de regras, que podem ser utilizadas e reconhecidas por qualquer nação e em qualquer idioma, visando realizar a normatização de condutas e processos em organizações e entidades públicas, nos mais diferentes segmentos no mercado.


As certificações ISO são concedidas justamente às empresas e organizações que seguem essas normas de conduta e processos, e com isso conseguem alcançar os padrões esperados destas diretrizes.


Conheça a ISO 9001


A ISO 9001 foi criada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176) para padronizar Sistemas de Gestão da Qualidade, com objetivo de garantir a qualidade da gestão de uma empresa, melhorar seus processos e otimizar a produção ou prestação de serviço ao cliente.


Aqui no Brasil o documento foi traduzido e publicado pela ABNT, a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, de 2015.


Atualmente, a ISO 9001 é a mais utilizada por empresas no mundo todo, tanto por sua relevância quanto por sua abrangência.


Quando uma empresa consegue implantar essa norma, ela recebe um selo de qualidade sendo o símbolo de sua certificação pela norma.


Essa certificação garante que a empresa consegue fornecer produtos e serviços de maneira consistente, atendendo aos requisitos regulatórios e dos seus clientes.


Quais seus objetivos?


Entender contexto da organização;

Obter visão holística da organização através da abordagem de processos;

Conhecer os riscos de cada uma das atividades;

Medir e avaliar resultados de desempenho e eficácia de processos;

Garantir a melhoria contínua dos processos;

Acompanhar a satisfação dos clientes.


Principais benefícios:


- Processos produtivos mais ágeis e inteligentes;

- Sistematização das rotinas de trabalho por meio da padronização;

- Melhora da comunicação e satisfação dos funcionários;

- Maior satisfação de clientes, os tornando foco principal do negócio;

- Aumento de oportunidades, conquista de novos mercados e melhora da imagem do negócio;

- Melhora da organização interna da organização;

- Melhora no desempenho da empresa;

- Redução de desperdícios e custo;


Por que a ISO 9001 faz toda diferença para os clientes?


Agora que você já conhece a ISO 9001, seus objetivos e vantagens, deve estar se perguntando qual é o impacto que ela tem para você cliente.


Vale lembrar que a certificação da ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento (inter)nacional à qualidade do trabalho de determinada empresa.


E nada mais importante ao escolher um fornecedor que poder ter confiança no seu trabalho, não é mesmo?


Para obter a certificação ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, tais como:

  1. Foco no Cliente: os colaboradores devem atender o cliente de forma satisfatória e agradável, pois sem eles a empresa não obteria a sua fidelização;

  2. Liderança: deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;

  3. Comprometimento das Pessoas: pessoas competentes, habilitadas e empenhadas a todos os níveis, em toda a organização, são essenciais para melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor.

  4. Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, onde todas as áreas interagem entre si. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados;

  5. Abordagem para Tomada de Decisões: através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;

  6. Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: tanto colaboradores, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.

  7. Melhoria contínua: as organizações que têm sucesso estão permanentemente focadas na melhoria.

Tudo isso, sem sombra de dúvidas, causa um impacto positivo no produto e serviço entregues para o cliente, que, aliás, é o foco principal na ISO 9001!


Além disso, a gestão das empresas com a certificação ISO 9001 funciona na base do PDCA (Planejar – Executar – Avaliar – Agir), que consiste basicamente em:

- Planejar a estratégia da sua empresa, ligada à operação e qualidade;

- Executar os planos de ação e implementar as melhorias necessárias para que a empresa - funcione corretamente;

- Avaliar os processos por meio de auditorias e reuniões, e os produtos/serviços por verificações e validações;

- Agir de maneira a dar continuidade nas ações implementadas que geraram bons resultados ou definir novas ações àquelas que não corresponderam às expectativas. Justamente por isso, uma empresa certificada pela ISO 9001 é comprovadamente mais ágil nas atividades, com processos e técnicas mais inteligentes, e o principal está em constante melhoria.


Além disso, a ISO 9001 permite que a empresa avalie a satisfação dos seus clientes quanto aos produtos e serviços que receberam, ou seja, receba o feedback de como foram seus serviços, para melhorarem e se aperfeiçoarem cada vez mais.


Tudo isso garante não só boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, como produtos e serviços muito mais eficientes e eficazes, o que faz toda diferença para o dia-a-dia do seu negócio.


A Ultra é ISO 9901!


Agora que você já conhece a ISO 9001 na teoria, que tal conhecer como ela funciona e todos os seus benefícios, na prática?


Nós da Ultra Produtos Analíticos possuímos o selo ISO 9001, o que significa que buscamos diariamente novas soluções que sejam cada vez mais eficientes e ações que contribuam para otimização do trabalho, como, por exemplo, aumentar a nossa linha de produtos e melhor atender às necessidades específicas de cada um de nossos clientes.


Além disso, estamos há 30 anos no mercado de produtos químicos, desenvolvendo um trabalho com ética e profissionalismo.


E possuímos um diferencial em eficácia de logística, devido à nossa localização de fácil acesso no eixo Rio de Janeiro - São Paulo.


Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!

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