Descubra os benefícios para o seu negócio de contratar uma empresa certificada.
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Provavelmente você já viu ou ouviu falar nas certificações ISO, afinal elas estão presentes em embalagens de produtos, anúncios na tv, propagandas na internet e outras diversas ações de Marketing.
Mas você já se perguntou por que as certificações ISO são tão valorizadas? Ou o porquê delas serem tão importantes para os consumidores?
É justamente sobre isso que iremos falar!
Saiba o que é a ISO e sua certificação, conheça a ISO 9001, quais seus objetivos, benefícios e porque faz toda diferença contratar uma empresa com essa certificação.
O que é a ISO?
A ISO é uma organização de padronização e normatização, seu nome é uma sigla para International Organization for Standardization, traduzindo para o português Organização Internacional para Padronização.
Ela foi criada em 1947, e tem sua sede em Genebra, na Suíça, com a intenção de criar normas que fossem padrões para organizações de todos os países.
Atualmente a ISO possui membros em aproximadamente 170 países, e no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As normas ISO são uma série de regras, que podem ser utilizadas e reconhecidas por qualquer nação e em qualquer idioma, visando realizar a normatização de condutas e processos em organizações e entidades públicas, nos mais diferentes segmentos no mercado.
As certificações ISO são concedidas justamente às empresas e organizações que seguem essas normas de conduta e processos, e com isso conseguem alcançar os padrões esperados destas diretrizes.
Conheça a ISO 9001
A ISO 9001 foi criada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176) para padronizar Sistemas de Gestão da Qualidade, com objetivo de garantir a qualidade da gestão de uma empresa, melhorar seus processos e otimizar a produção ou prestação de serviço ao cliente.
Aqui no Brasil o documento foi traduzido e publicado pela ABNT, a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, de 2015.
Atualmente, a ISO 9001 é a mais utilizada por empresas no mundo todo, tanto por sua relevância quanto por sua abrangência.
Quando uma empresa consegue implantar essa norma, ela recebe um selo de qualidade sendo o símbolo de sua certificação pela norma.
Essa certificação garante que a empresa consegue fornecer produtos e serviços de maneira consistente, atendendo aos requisitos regulatórios e dos seus clientes.
Quais seus objetivos?
Entender contexto da organização;
Obter visão holística da organização através da abordagem de processos;
Conhecer os riscos de cada uma das atividades;
Medir e avaliar resultados de desempenho e eficácia de processos;
Garantir a melhoria contínua dos processos;
Acompanhar a satisfação dos clientes.
Principais benefícios:
- Processos produtivos mais ágeis e inteligentes;
- Sistematização das rotinas de trabalho por meio da padronização;
- Melhora da comunicação e satisfação dos funcionários;
- Maior satisfação de clientes, os tornando foco principal do negócio;
- Aumento de oportunidades, conquista de novos mercados e melhora da imagem do negócio;
- Melhora da organização interna da organização;
- Melhora no desempenho da empresa;
- Redução de desperdícios e custo;
Por que a ISO 9001 faz toda diferença para os clientes?
Agora que você já conhece a ISO 9001, seus objetivos e vantagens, deve estar se perguntando qual é o impacto que ela tem para você cliente.
Vale lembrar que a certificação da ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento (inter)nacional à qualidade do trabalho de determinada empresa.
E nada mais importante ao escolher um fornecedor que poder ter confiança no seu trabalho, não é mesmo?
Para obter a certificação ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, tais como:
Foco no Cliente: os colaboradores devem atender o cliente de forma satisfatória e agradável, pois sem eles a empresa não obteria a sua fidelização;
Liderança: deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;
Comprometimento das Pessoas: pessoas competentes, habilitadas e empenhadas a todos os níveis, em toda a organização, são essenciais para melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor.
Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, onde todas as áreas interagem entre si. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados;
Abordagem para Tomada de Decisões: através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;
Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: tanto colaboradores, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.
Melhoria contínua: as organizações que têm sucesso estão permanentemente focadas na melhoria.
Tudo isso, sem sombra de dúvidas, causa um impacto positivo no produto e serviço entregues para o cliente, que, aliás, é o foco principal na ISO 9001!
Além disso, a gestão das empresas com a certificação ISO 9001 funciona na base do PDCA (Planejar – Executar – Avaliar – Agir), que consiste basicamente em:
- Planejar a estratégia da sua empresa, ligada à operação e qualidade;
- Executar os planos de ação e implementar as melhorias necessárias para que a empresa - funcione corretamente;
- Avaliar os processos por meio de auditorias e reuniões, e os produtos/serviços por verificações e validações;
- Agir de maneira a dar continuidade nas ações implementadas que geraram bons resultados ou definir novas ações àquelas que não corresponderam às expectativas. Justamente por isso, uma empresa certificada pela ISO 9001 é comprovadamente mais ágil nas atividades, com processos e técnicas mais inteligentes, e o principal está em constante melhoria.
Além disso, a ISO 9001 permite que a empresa avalie a satisfação dos seus clientes quanto aos produtos e serviços que receberam, ou seja, receba o feedback de como foram seus serviços, para melhorarem e se aperfeiçoarem cada vez mais.
Tudo isso garante não só boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, como produtos e serviços muito mais eficientes e eficazes, o que faz toda diferença para o dia-a-dia do seu negócio.
A Ultra é ISO 9901!
Agora que você já conhece a ISO 9001 na teoria, que tal conhecer como ela funciona e todos os seus benefícios, na prática?
Nós da Ultra Produtos Analíticos possuímos o selo ISO 9001, o que significa que buscamos diariamente novas soluções que sejam cada vez mais eficientes e ações que contribuam para otimização do trabalho, como, por exemplo, aumentar a nossa linha de produtos e melhor atender às necessidades específicas de cada um de nossos clientes.
Além disso, estamos há 30 anos no mercado de produtos químicos, desenvolvendo um trabalho com ética e profissionalismo.
E possuímos um diferencial em eficácia de logística, devido à nossa localização de fácil acesso no eixo Rio de Janeiro - São Paulo.
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