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Gestão laboratorial eficiente, como fazer?

Nos dias atuais, se tornou ainda mais necessário que laboratórios em geral passem por um importante e severo processo de gestão laboratorial.


O termo nada mais é do que a atividade que gerencia todos os setores de um laboratório de análises clínicas. Ou seja, desde o atendimento ao cliente na chegada ao local, passando por todas as fases do exame, até a entrega dos resultados.


Dentro de um laboratório, todos os setores precisam estar alinhados e seguir a mesma linha de execução, com qualidade na prestação do serviço. E é exatamente uma gestão laboratorial bem feita que fará com que todas as áreas atuem como uma só.


Quais áreas atuam?

Em um laboratório de análises há diversas áreas que precisam estar em plena sintonia para prestar um serviço de qualidade aos pacientes. São setores:


- Atendimento, onde os pacientes fazem o cadastro e agendam seus exames;

- O setor de coleta, quando profissionais coletam os materiais dos pacientes; a

- A análise clínica, onde as amostras são analisadas por biomédicos;

- E, também, a administração, responsável por uma gestão laboratorial de excelência e que gere todos os demais departamentos.


O responsável por uma gestão laboratorial de qualidade precisa ter conhecimento de todos os setores para poder não só geri-los, como também saber como eles podem atuar em sintonia, para gerar um atendimento ainda melhores.


Quais os desafios?

Claro, um bom plano de gestão precisa de bons profissionais para que funcionem. Mesmo os mais automatizados necessitam da liderança de um gestor capacitado, pronto para gerir uma equipe, com perfil e habilidades necessárias para comandar, mediar conflitos, e ser responsável.


Manter uma equipe motivada e capacitada também é um dos pontos importantes. Por mais automatizada que uma boa gestão laboratorial pode se tornar, muitas coisas não se substituem, sendo necessária a presença de uma boa equipe.


E, claro, manter a qualidade do serviço oferecido. Afinal, o intuito aqui é sempre ter um trabalho melhor elaborado e, consequentemente, fidelizar clientes.


E os benefícios?


São muitos os benefícios de uma gestão de qualidade. O mais importante deles, claro, é gerar o bem o bem-estar do paciente, peça-chave do processo e que passará por um processo de fidelização -- desde que todas as etapas da gestão sejam bem avaliadas.


Com um trabalho mais organizado, também é possível minimizar erros de rotina, sejam laboratoriais ou administrativos. Assim, é possível evitar riscos financeiros, e, de quebra, aumentar a produtividade.


Nós da Ultra Produtos Analíticos somos uma empresa que visa manter um alto padrão de qualidade no trabalho, gerando satisfação aos clientes. Assim, buscando evoluir cada vez mais, buscamos diariamente novas ações e referências que possam nos ajudar a manter a qualidade do nosso trabalho e melhor atender cada cliente.


Perigos?


Entre os erros mais comuns da gestão laboratorial está, por exemplo, não conseguir manter um padrão de qualidade. Muitas empresas oferecem bons serviços, criam setores produtivos e fidelizam seus clientes, mas por algum motivo, não conseguem manter essa constância. E, claro, afasta pacientes.


Para manter esse alto nível de qualidade, é preciso, também, investir em uma equipe capacitada. Muitos gestores acabam não incentivando que seus colaboradores evoluam, e, mesmo hoje, com sistemas cada vez mais automatizados, um atendimento pessoal faz toda a diferença.


Não estudar tendências e modernizações, não ouvir sugestões de seus pacientes e não se preparar para períodos de instabilidade também são alguns dos detalhes importantes.


Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!



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