top of page

Dicas para melhorar sua gestão de compras

Muita gente pode não dar a devida atenção, mas é fato que uma boa gestão de compras é fundamental para manter a qualidade e os resultados do seu negócio. Saber otimizar esse processo é fundamental para gestores, visando o crescimento do padrão de qualidade e dos lucros da empresa.



O setor de compras é parte fundamental no processo de qualquer negócio, e vem ganhando cada vez mais importância por ser uma engrenagem direta no funcionamento de diversas outras áreas. Por isso, aqui vão algumas dicas:


Organização e controle


Primeiro, fazer uma boa gestão requer que você saiba exatamente o que tem e o que precisa -- onde e para quando. Otimizar o processo de compras da sua empresa requer que você tenha uma organização detalhada, mantendo todo o setor sob controle para poder saber as necessidades e consumos, para, assim, fazer o melhor uso das receitas.


Um bom gestor deve ter a pasta sob controle detalhado, conhecendo as rotinas dos demais setores para ter sempre à mão as necessidades, o fluxo de consumo e o processo para a reposição adequada.


Informação e estudo


Informação é a palavra-chave. Você pode saber todas as necessidades da sua empresa, ter um fluxo funcional e conhecer todos os fornecedores, mas pouco vai adiantar se você tiver dificuldade de negociação ou dificuldade com cada produto.


A dica é simples: estude. Apresente valores e variáveis aos fornecedores, entenda a sazonalidade de alguns itens, mostre que você domina todas as informações dos produtos, e, assim, faça a sua gestão andar com um padrão de qualidade maior.


Atualização e foco


Ser responsável por um setor de compras faz com que você tenha que atuar com diversos e diferentes itens diariamente. A melhor maneira de se manter por dentro das atualizações do mercado é criar um catálogo, destacando todos os produtos necessários para sua empresa e suas principais informações.


Por exemplo, isso pode ajudar muito com a compra de itens menores, que sejam insumos básicos, e podem ter suas aquisições terceirizadas a alguém que já terá todas as informações necessárias -- enquanto você foca em itens mais estratégicos e mais importantes para o bom andamento da sua empresa. Isso também pode ajudar caso sua empresa possua mais de uma unidade, centralizando as compras de todas as filiais, reduzindo custos e tempo de negociação.


Bons fornecedores


Essa é uma dica fundamental. Você tem um projeto de gestão que funciona bem, tem um fluxo bem definido, receitas adequadas e em boa organização. O mais importante, então, é escolher bem os fornecedores de seus produtos, para manter o bom nível dos serviços que você oferece.


Um bom gestor precisa ter a qualidade como prioridade máxima. Ou seja, adequar bons produtos a bons preços, em fornecedores que, além disso, oferecem um bom suporte.


A Ultra Produtos Analíticos atua há 30 anos no mercado de produtos químicos, primando pela qualidade de seus itens e atuando como fornecedora com agilidade, segurança e melhor custo benefício.


Entre em contato com a nossa equipe e saiba como atuar com a Ultra.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page