Descubra quais são, como eles afetam os seus negócios e como transformá-los em oportunidades.
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Quem vive o cotidiano da gestão laboratorial sabe que uma boa administração dos recursos no setor de compras e estoque pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo.
No entanto, essa não é uma missão fácil, pois passa por uma série de questões complexas. Internamente, com o manejo, armazenamento, controle de segurança, entre outras, e também externamente, com os processos de logística, fornecedores, flutuações financeiras e de mercado, etc.
Para cada uma dessas questões existem uma série de desafios e obviamente seus resultados positivos e negativos para a gestão laboratorial. Sendo que entre eles existem 3 que se destacam, não só pela sua grande recorrência, mas principalmente pela importância dos impactos diretos e indiretos que eles podem causar para o laboratório.
Conheça quais são eles abaixo, como afetam a gestão laboratorial e de que forma o seu gerenciamento pode não apenas solucionar esses desafios como também transformá-los em oportunidades de negócios.
3 principais desafios para a gestão de compras em laboratórios: Gerenciamento de custos:
Não é possível fazer uma boa gestão de compras sem existir uma atenção aos custos gastos nos insumos, afinal cada um deles afeta o valor final de produção, ou do fornecimento de serviços.
Um bom gerenciamento de estoque, associado a um conhecimento prévio das necessidades básicas de cada período e etapa de produção, ajuda muito não só a evitar desperdícios, como também de antecipar possíveis necessidades de compra.
No entanto, existem questões que fogem ao controle da administração laboratorial, pois ainda que exista um acompanhamento geral, é impossível se manter atualizado diariamente das questões que afetam os preços dos itens e insumos laboratoriais.
Por exemplo, os custos com a logística do fornecedor, as flutuações cambiais, aumento ou queda de demanda no mercado e até mesmo sazonalidade de insumos. O que nos leva ao próximo item!
Sazonalidade dos insumos:
É possível afirmar com certeza que é impossível para a gestão laboratorial prever a sazonalidade dos insumos.
Ainda que existam alguns sinais de alerta, como, por exemplo, o aumento repentino na demanda por determinado produto, muitas vezes pode acontecer justamente ao contrário. Por exemplo, um produto ou insumo que é pouco utilizado mais pode ter um objetivo e aplicação específica importante para o seu laboratório pode sofrer uma descontinuidade de produção temporária, por exemplo.
Previsibilidade de fornecimento:
Por último, mas tão importante quanto os itens acima, está a necessidade de estabelecer uma previsibilidade no fornecimento de insumos.
Ela é indispensável, pois sem ela não é possível garantir o bom funcionamento a todos os processos e serviços no laboratório.
No entanto, assim como nos itens acima, existem uma série de fatores que interferem na possibilidade desse controle dos prazos de fornecimento.
Começando pelos internos, como a boa gestão e controle adequado do estoque, seguido pelos externos, como disponibilidade e comprometimento dos fornecedores de atender os prazos de entrega desejados pelo laboratório.
Por isso, é importante que os gestores consigam identificar de antemão se as suas necessidades de fornecimento são contínuas, sazonais ou pontuais.
Como eles afetam os laboratórios:
Esses 3 aspectos trazem inúmeros impactos para o cotidiano laboratorial, desde questões pequenas como a necessidade de mudança de alguns protocolos e substituições de insumos, até mesmo questões muito graves como a necessidade da interrupção de serviços e/ou processos de produção.
Por isso, entre os principais efeitos da má gestão no setor de compras e abastecimento laboratorial estão os prejuízos financeiros, diretos e indiretos, e os danos à imagem da empresa.
Tendo em vista que a confiabilidade dos clientes é o principal capital social de um laboratório e a estabilidade financeira é o maior ativo para desenvolvimento empresarial, pode se dizer que esses são dois pilares essenciais para a saúde do seu negócio.
Por isso, solucioná-los efetivamente deve ser prioridade máxima para a sua gestão laboratorial!
Qual a forma de vencer esses desafios?
Como você deve ter notado, os três desafios acima citados não só se co-relacionam, como ainda incidem conjuntamente na gestão de compras, por isso se a gestão laboratorial tentar solucionar cada um desses problemas individualmente dificilmente conseguirá um resultado completamente satisfatório.
Por isso, a melhor forma de estabelecer uma boa gestão de compras nos laboratórios é através da escolha de bons fornecedores e do estabelecimento de contratos para o fornecimento.
Um fornecedor de qualidade consegue garantir pontos-chave para a segurança do abastecimento dos seus laboratórios
E um contrato de fornecimento abrange questões relacionadas à garantia de entrega, cumprimento dos prazos de logística e principalmente um valor pré estabelecido para o fornecimento dos insumos acordados, independentemente de questões de mercado.
Além disso, em casos de não cumprimento o laboratório tem meios legais de lidar com as questões atreladas a esse descumprimento, como prejuízos financeiros.
Transforme os desafios em oportunidade:
Se ter um bom fornecedor e um contrato de fornecimento ajuda a garantir que essas questões não afetem negativamente o seu laboratório, existe uma questão chave para não apenas vencer esses desafios, mas transformá-los em oportunidade.
Encontrar uma empresa que seja mais que um fornecedor, mas que atue como um verdadeiro parceiro de negócio.
A diferença está que enquanto o fornecedor se limita apenas a garantir a entrega dos insumos solicitados, no prazo e com os preços pré estabelecidos, um parceiro de negócios do ramo de fornecimento laboratorial se preocupa em melhorar a sua gestão de compras e logística laboratorial.
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